Programas

A multiplicidade de blogs voltados a geotecnologias tem contribuindo em muito para a desmistificação dos softwares de SIG, o que, sem duvidas é essencial para tirar o máximos das informações produzidas nas diversas áreas do conhecimento.

As antigas metodologias que fazem demandar um esforço maior no tratamento dos dados e consequentemente na geração de mapas temáticos são gradativamente substituídas por ferramentas mais especificas. Hoje, por exemplo não é obrigatório fazer seleções manuais, ou clicar repetidas vezes em determinados elementos quando se deseja mudar a cor desses, num mapa. Claro, pra isso é fundamental ter um dado confiável e corretamente tratado e um bom programa de SIG.

Talvez, a grande característica dos programas de SIG, seja justamente essa, tornar o mapeamento cada vez mais pratico. Nessa linha de raciocínio, imperaram duas correntes uma de software proprietários, que vende agilidade, representado pelo ArcGis da esri. A outra linha são os do SIG livre, ferramentas gratuitas, que pode ser personalizadas e melhoradas de acordo com os interesses dos usuários e que podem substituir o gigante da ESRI a altura.

A linha dos SIG livre posso citar dois que me agradam bastante o Kosmo e o gvSIG que estão hoje entre os softwares livres mais utlizados no mundo.

  • Existe também um curso online introdutório ao uso do gvSIG, desenvolvido no IFGO (Antigo CEFET Goiás), que abrange desde aspectos sobre a interface do programa, manipulação de dados vetoriais, matriciais, das projeções cartográficas até a geração de produtos cartográficos como mapas.

    Para acessar o curso online clique aqui.

  • Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s




    %d blogueiros gostam disto: