Modelos 3d e figuras de sombras

As figuras de sombras foram geradas com base em um modelo tridimensional (3D) no software SketchUp disponibilizado no site http://www.sketchup.com . Isso foi possível através da extensão SketchUp6Tools, disponível em http://sketchup.google.com/intl/en/download/plugins.html#arcgis que ao ser instalada no ArcGis, permite que o shapefile seja exportado e já georreferenciado para o software SketchUp e que um dos atributos possa sofrer a extrusão um procedimento que permite construir uma representação em 3D a parir de uma representação plana 2D. Para isso, é necessário ter em um dos atributos do arquivo Shape a variável que se deseja elevar. Nesse caso a altura das edificações.

No SketchUp é possível obter figuras do sombreamento causado pelas edificações para qualquer data ou hora. Para isso basta definir a localização geográfica e escolher as opções de data e hora. Ainda no SketchUp® é possível exportar o modelo tridimensional para o visualizador de imagens de satélite Google Earth®. Esse procedimento é feito através da ferramenta (colocar modelo), destacada na parte inferior da Figura.

Janelas dos comandos do programa SketchUp Fonte: RIBEIRO, 2009

A Figura pode ser visto uma imagem temática com graduação de cor para o gabarito em altura das edificações existentes em janeiro de 2009, na cidade do João Pessoa.

Mapa temático para o número de pavimentos Fonte: RIBEIRO, 2009


Mais detalhes dessa metodologia podem ser visto através do vídeo.

Referências

RIBEIRO, C. A. M. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para análises das relações entre o fator de visão do céu e as diferentes orientações da malha urbana . João Pessoa. Monografia – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Paraíba, 2003.

2 responses

1 06 2012
Paulo Dantas

Muito bom, fantástico esse estudo, parabéns aos elaboradores.

4 06 2012
analisegeo

Paulo fico grato pelas palavras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: