3DSkyview

O cálculo do fator de visão do céu pode ser feito tradicionalmente por processos analíticos (gráficos), por fotografia, ou processamento de imagens. O primeiro é praticamente manual e envolve uma base de dados angulares, plantas e cortes relativos às edificações. O segundo usa uma lente especial “olho de peixe”, que possui uma abertura angular de 180° e produz uma imagem em projeção estereográfica. Para gerar a obstrução, ela deve ser acoplada a uma câmera fotográfica, ser apontada para cima e ter um aparato provido de bússola e nível. Já o terceiro usa uma técnica de tratamento digital de imagem. Porém, a obtenção do FVC por meio de um processo de cálculo automatizado em que se utilizam recursos computacionais é recente.

Léa Cristina Lucas de Souza (Souza, 2003) desenvolveu uma técnica que substitui as rotinas tradicionais, automatizando o processo de cálculo do FVC, com a vantagem de permitir a obtenção simultânea do FVC em diversos pontos. Essa técnica foi implantada diretamente no programa ArcView 3.2® (software de SIG), através de uma extensão denominada 3Dskyview, “que tem como princípio básico a sobreposição espacial de uma malha estereográfica de pontos da abóbada celeste sobre a projeção da camada intra-urbana em plano horizontal”.

Na figura é abservada a interface da extensão 3DSkyview, em seguida podemos visualizar atraves Desse mini tutorial em forma de video onde os principais passos são destacados

Interface da 3Dskyview

A utilização da extensão 3Dskyview exige que a extensão 3D Analyst do ArcView3.2 esteja acionada e dois arquivos de entrada no formato shapefile. Um contendo polígonos representando as edificações e outro por ponto representando o observador. É necessário que aos dois shapefile sejam associados dados sobre a elevação (nível ou cota) e a altura (coordenada Z).

Referências

RIBEIRO, C. A. M. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para análises das relações entre o fator de visão do céu e as diferentes orientações da malha urbana . João Pessoa. Monografia – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Paraíba, 2003.

SOUZA, L. C. L. Determinação e apresentação do fator de visão do céu através de um SIG 3 D. Bauru. Livre-docência – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade de São Paulo, 2003.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: